Para que servem as unidades de medida?
Esta foi uma questão à qual a turma do 1.º e 2.º ano deu a resposta, mas não sem antes terem realizado atividades recorrendo a instrumentos de medida.
Os alunos usaram como unidade de medida o corpo, clipes, entre outros.
Primeiramente mediram com palmos o comprimento da mesa.
Após todos o terem feito, a professora foi-lhes perguntando o resultado das medições. Ao constatar que os valores entre os alunos eram diferentes, alguns responderam que os colegas só poderiam ter-se enganado a medir... Teria sido esse o problema?
Mediram também o caderno, lápis e outros objetos, tendo descoberto que as mãos não têm todas a mesma medida e que quando usamos unidades de medida diferentes para medir um mesmo comprimento, o resultado da medição varia! ("A tua mão é maior que a minha!").
Antes de medirem, os alunos fizeram sempre uma estimativa, comparando posteriormente os resultados.
Com recurso a passos, os alunos mediram o comprimento da sala de aula.
Entusiasmados com o tema, os alunos continuaram a fazer medições:
Sem comentários:
Enviar um comentário