terça-feira, 27 de setembro de 2011

Receita para ser bom estudante



A turma do 3.º ano produziu a lista de ingredientes e quantidades precisas para formar um bom estudante:




Depois de terem escolhido quais os ingredientes e as quantidades, elaboraram o modo de preparação da receita em questão!



A receita feita pelos alunos deve ser preparada e aplicada durante todo o percurso escolar!



Ficha de trabalho: receita para ser bom estudante




Chegou o outono!



Dia 23 de setembro é a data de início do outono. De forma a assinalar a data referida, a turma do 3.º ano fez uma "viagem" pela aldeia para observar as modificações que a natureza vai apresentando e recolher folhas.
De regresso à escola, na sala de expressões, a turma fez originais molduras de outono.



Para a construção das molduras foram necessárias as folhas recolhidas, cartolinas, aparas de lápis de cera, cola, tintas de várias cores,criatividade e empenho!


Para obter o desenho da folha no centro da moldura as folhas das árvores foram ligeiramente molhadas com tinta e posteriormente colocadas em cima da folha de cartolina, recorrendo à técnica de decalque.
À volta da moldura foram coladas as aparas dos lápis de cera, criando um efeito muito bonito.

_______________________________________________________________________________


Para dar as boas-vindas ao outono a turma do 4.º ano produziu um texto coletivo alusivo à estação do ano que agora começa a dar um ar da sua graça. 

BRINCANDO COM AS PALAVRAS


O OUTONO

No outono, o tempo está a ficar quente por causa do ozono.
As folhas não rolam como as rolhas.
As castanhas não são lasanhas.
As avelãs não comem as rãs.
As abóboras têm horas.
O ouriço é suíço.
A chuva miúda molha a uva.
A romã tem cara de maçã.
O nevoeiro tapa o castanheiro.
O vento nunca é muito lento no cata-vento. 
O castor tem frio, não vai ao rio.
Os passarinhos migram para sítios quentinhos.
Na vindima tira as uvas à tua prima.
Festeja o S. Martinho no moinho.
Na época da caça, a tartaruga esconde­­-se na carapaça.
Sem canseira, acabou-se a brincadeira, isto é o outono sem dar sono. 

Já com o texto produzido a turma fez um cartaz de outono.Que apelativo ficou!





Acrósticos


Após a produção do texto coletivo os alunos do 4.º ano criaram acrósticos com a palavra outono e escreveram-nos no computador. Muitos acontecimentos de outono foram lembrados e registados nos acrósticos elaborados… as mudanças na paisagem (o cair das folhas), a migração de algumas aves, a diferença de temperatura, entre muitas outras!











Para celebrar a data a turma do 4.º ano fez também bonitos quadros de outono. Para tal necessitou dos seguintes recursos materiais: folhas de papel branco, esponjas (assim como recipientes para lá as colocar) e folhas de árvores e de arbustos de formas diferentes. 
O processo utilizado pelos alunos da turma foi colocarem uma folha de árvore em cima da folha de papel branca, segurando-a com os dedos. Com a outra mão, molhavam ligeiramente a esponja na tinta e pressionaram à volta da folha. 




sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mensagem de bom ano letivo 2011-2012

Para este início de ano, movidos pelo desejo de continuarmos a contribuir para o crescimento dos nossos alunos deixamos uma mensagem transmitida numa passagem do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, aquando do encontro do príncipe com um geógrafo:

“O que faz o senhor aqui?”
“Sou um geógrafo,” - respondeu-lhe o velho.
“O que é um geógrafo?”, - perguntou o principezinho.
“É um especialista que sabe onde encontrar os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos.”
“Isso é bem interessante,” - disse o Pequeno Príncipe.  “Eis, afinal, uma verdadeira profissão.”
E lançou o seu olhar, ao redor, no planeta do geógrafo. Nunca havia visto um planeta tão grandioso.
“O seu planeta é muito bonito. Há oceanos nele?”
“Não sei  dizer” - disse o geógrafo.
“E montanhas?”
“Não sei  dizer.”
“E cidades, e rios, e desertos?”
“Também não sei dizer” - disse o geógrafo pela terceira vez.
“Mas o senhor é um geógrafo!”
“É verdade”-  disse o geógrafo.  “Mas não sou um explorador. Não é o geógrafo que vai contar as cidades, os rios, as montanhas, os mares, os oceanos, os desertos. O geógrafo é muito importante para estar a passear...”  

O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry


Onde verdadeiramente se aprende?

                                                   Vivendo e explorando!

Um novo ano letivo aí está e no decorrer dele exploraremos os nossos saberes e dúvidas, compartilhando informações e discutindo opiniões.



Desejamos um ano letivo bem sucedido para todos!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O primeiro dia de escola

Quinta-feira, dia 15 de setembro de 2011, iniciámos as atividades letivas com a receção aos pais e alunos.


O corpo docente prestou informações aos encarregados de educação e os alunos assistiram a um teatro de fantoches.



Com cenário e materiais apelativos realizou-se, na biblioteca da nossa escola, a animação de uma história retirada do livro "Dez dedos Dez Segredos", de Maria Alberta Menéres e João Henrique Fernandes Gonçalves. 

No pátio da nossa escola a atividade realizada foi a construção de um mural com palavras soltas e frases sobre a escola.



De uma caixa colorida e com uma pequena abertura, os alunos retiraram imagens alusivas à escola e a atividades que nela fazem (brincadeiras no recreio, instrumentos musicais, materiais escolares, entre muitas outras!).




Seguidamente escreveram no mural palavras soltas/frases sobre as imagens relativas à escola.




Tendo em conta que este ano letivo desenvolveremos um  projeto denominado por Um olhar sobre a arte, na sala de expressões os alunos completaram um painel de arte comtemporânea.


O painel possuía recortes de fotografias de três pintores (Armanda Passos, José de Guimarães e Rafael Bordalo Pinheiro).


Com recurso a alguns materiais (tesouras, revistas, cola) os alunos trabalharam em colaboração para o mesmo fim...fazerem a sua própria criação.



O resultado final foi este apelativo painel preenchido com diversos recortes feitos pelos alunos.